RESOURCES

EXPANSÃO DOS NEGÓCIOS GLOBAIS

Exemplos da natureza cada vez mais global dos negócios, da sociedade e da cultura são fáceis de encontrar – marcas como Google®, Apple® e Coca-Cola® cruzam fronteiras políticas, sociais e culturais. As economias modernas e os mercados financeiros estão intimamente ligados, o que significa que as flutuações em um país podem ter sérios impactos em outros. Nesse ambiente, empresas de todos os tipos estão reconhecendo que precisam abraçar a globalização ou correm o risco de ficar para trás. A expansão global não é mais apenas uma oportunidade, é uma necessidade.

EXPANSÃO GLOBAL: POR QUE O INGLÊS É IMPORTANTE?

Um modo global de comunicação é necessário para colaborar além das fronteiras, construir ideias e, por fim, atingir a meta de expansão global dos negócios. O inglês é a única língua amplamente usada nos negócios, é essencial para viabilizar essa ideia de comunicação global no local de trabalho.

“Uma comunidade mundial só pode existir com comunicação mundial, o que significa algo mais do que extensas instalações de ondas curtas espalhadas pelo globo. Significa um entendimento comum, uma tradição comum, ideias comuns e ideais comuns.”

Robert M. Hutchins, Filósofo Educacional Americano e Chanceler da Universidade de Chicago

CONSTRUINDO UM NEGÓCIO GLOBAL: OS DESAFIOS DA LÍNGUA INGLESA

Para acessar todos os benefícios do inglês nos esforços de expansão global, as empresas precisam superar certos desafios.

PRIORIDADE

A necessidade de funcionários com proficiência em inglês aumentou nos últimos anos. No entanto, menos empresas incentivam ativamente seus funcionários a melhorar as habilidades de proficiência no idioma inglês. Para quase uma em cada cinco empresas multinacionais, a prioridade dada ao incentivo à proficiência no idioma inglês entre os funcionários está significativamente atrás da necessidade relatada de funcionários que falam inglês 1 . As empresas que enfrentam essa lacuna podem enfrentar dificuldades de curto prazo para se integrar à comunidade empresarial global devido a problemas de comunicação com clientes e fornecedores. Mais importante, um atraso no incentivo à proficiência em inglês pode indicar que uma empresa ficará cada vez mais atrás de concorrentes para os quais a proficiência em inglês é uma prioridade mais alta.

PROFICIÊNCIA

No geral, a importância do inglês é vista como importante para a grande maioria das empresas, mas essas mesmas empresas costumam acreditar que a proficiência em inglês entre seus funcionários não é adequada 1 . A existência dessa lacuna de proficiência pode sinalizar um alerta de que muitas empresas estão mal preparadas para o aumento da globalização; os desafios da comunicação podem obstruir o crescimento dos negócios e a proficiência insuficiente em inglês pode dificultar a integração total das empresas na comunidade empresarial global.

AVALIAÇÃO

Mesmo quando as empresas oferecem programas de treinamento em inglês, uma grande porcentagem não avalia seus funcionários após a conclusão desses programas 1 . A existência de uma lacuna de avaliação pode levar os funcionários não proficientes a serem colocados em situações onde a proficiência em inglês é exigida e presumida, com base na conclusão de um programa de treinamento – e isso pode causar falhas de comunicação, atrasos causados por mal-entendidos ou até mesmo a perda de negócios. Além disso, não determinar a eficácia do treinamento pode resultar em desperdício de dinheiro em programas que não funcionam bem e prejudicar a eficácia e o crescimento que o treinamento pretende promover.

 

COMO O PROGRAMA TOEIC ® PODE AJUDAR

Usar uma avaliação padronizada como os testes TOEIC® pode permitir que você recrute melhores comunicadores, retenha seus funcionários existentes e promova talentos-chave. Em última análise, isso significa que você pode expandir para novos territórios com confiança, com a certeza de que seus funcionários podem lidar com os desafios e oportunidades globais de hoje e de amanhã.